GIA ICMS
A Guia de Informação e Apuração do ICMS, conhecida como GIA, é uma obrigação fiscal mensal que as empresas devem cumprir. Trata-se de uma declaração detalhada das movimentações , tanto de entrada quanto de saída, realizadas pela empresa em determinado período. A principal finalidade da GIA é apurar o valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) devido a cada período de apuração.
Anteriormente, quando a GIA era a principal fonte de informações, ela deveria conter dados equivalentes aos registros presentes nos Livros de Entrada, Saída e Apuração do ICMS, englobando até mesmo informações sobre o diferencial de alíquotas. Contudo, com o advento da Escrituração Fiscal Digital (EFD), em muitos estados, a GIA foi dispensada.
A EFD representa uma evolução significativa no âmbito fiscal, substituindo não apenas a GIA, mas também os livros fiscais do ICMS e a apuração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Com a utilização da EFD, as empresas conseguem realizar de forma mais eficiente o registro eletrônico de suas operações, contribuindo para a simplificação, agilidade e maior precisão nas informações fiscais, além de atender às demandas da modernização e da adequação aos avanços tecnológicos na área tributária.
Vicente da Fonseca Bezerra Junior
Foi Analista Previdenciário do INSS e hoje ocupa o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual na Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul.